“Nós somos o verdadeiro Campo da fé”

 

“Julho de 2013 foi o mês em que o Brasil foi abençoado com a presença de nosso Santo Padre, o Papa e a Jornada Mundial da Juventude. Recebi a graça de participar da JMJ Rio e gritar com todos os jovens: ‘Papa Francisco juntos em Cristo’”.

Em sua segunda Jornada, a jovem vicentina Janaina dos Santos relembra e revive aquele mês magnânimo e inesquecível na memória dos presentes e dos que acompanhavam pelos meios de comunicação. Ela recorda também os dias de graça de ter participado da JMJ Madri 2011.

“O que mais me impressionou foi a quantidade de jovens reunidos pelo mesmo ideal, houve muitas dificuldades por manifestações contra a vinda do Papa, adaptação a alimentação e ao clima do país, mas mesmo assim permanecemos enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé!”.

https://www.saopedroesaopaulo.com.br/wp-content/uploads/images/artigosimg/2014/julho/JMJ1anoSPSP/Cat.jpg

Cat, como ela é conhecida pelos mais íntimos, ainda lembrou da graça de ter visto o papa Bento XVI de perto, a Vigília onde houve uma grande tempestade, mas com um forte clamor, a mesma passou, e também de ter participado do Encontro da Família Vicentina, evento em preparação para a Jornada.

E ainda sobre a JMJ na Espanha ela afirma

“Essa Jornada foi um marco em minha vida, pois viver esses dias comendo nas calçadas, porque a cidade não comportava tantos peregrinos, compartilhando um pequeno espaço a sombra, dividindo comida e água, nos fez viver com simplicidade e desta forma sentimos na pele o que os pobres sentem todos os dias e conseguimos desenvolver nosso trabalho vicentino com mais qualidade”.

https://www.saopedroesaopaulo.com.br/wp-content/uploads/images/artigosimg/2014/julho/JMJ1anoSPSP/Cat%202.jpg

Ela que é coordenadora dos Jovens do Conselho Central Oeste da SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo – viveu mais uma vez um evento em preparação para a Jornada, que foi o Encontro Internacional da Juventude Vicentina, que aconteceu em Minas Gerias.

Após setes dias BH ela foi para o Rio de Janeiro e foi acolhida como peregrina na casa da sra. Neide e sr. Sérgio. “Desde que chegamos fomos muito bem recebidos. Era como se fizéssemos parte da mesma família”.

Podemos até afirmar que não “era como”, mas que são a mesma família, a família católica, una e universal.

“O Santo Padre Papa Francisco é o papa do povo, ele é muito humilde e carismático. As palavras proclamadas por ele tocaram meu coração e com certeza me fortaleceram para o trabalho em comunidade. Lembro-me até hoje da Vigília em Copacabana quando ele disse que a Igreja precisa dos jovens e que Deus nos chama a servir e a ser missionários”.

Mas para chegar e ouvir o Santo Padre ela teve que passar por umas dificuldades normais de um grande evento, pois o que tem demais passar 18h numa fila para pegar o Kit Peregrino, e o primeiro dia, aquela correria toda, “todos os peregrinos estavam agitados e apresados pois os trens, metrôs e ônibus não iriam funcionar até determinada hora, mas conseguimos chegar em Copacabana [falando em translado, ela brinca dizendo que além da praia, o único lugar que conheceu foi os metrôs dos Rio (rs)] e tudo realmente começou”.

E já que a Jornada tinha começado, qual seria a mensagem que deixaria marcada o coração da Janaina…

“O Papa nos fez refletir a parábola do semeador, perguntando que tipo de terreno nós somos e que tipo de terreno queremos ser. Devemos ter uma vida de oração e deixar o Espírito Santo agir em nosso coração e transformar a nossa vida, para que assim sejamos multiplicadores do reino. Não devemos ser cristãos de fachada, procurando a igreja somente quando nos convém, devemos ser cristãos autênticos e estar a serviço do reino de Deus”.

https://www.saopedroesaopaulo.com.br/wp-content/uploads/images/artigosimg/2014/julho/JMJ1anoSPSP/Cat%201.jpg

Cat e que foto é essa…
“Meu essa foto foi muito engraçada… Eu estava sentada na areia muito cansada e do nada chegou um monte de gente e ficou atrás de mim… ai eles tiraram a foto comigo (rs) e o pessoal do meu grupo tirou bem na hora a foto (rs)”.

 

Fotos: Disponibilizadas pelas fonte

Por Rômullo Dawid - Pascom Pedro e Paulo