Maria será encenada na Via Sacra por uma Legionária

Foto: Arquivo

 

Depois de Jesus, esse talvez seja o papel de maior impacto na Via Sacra. Ser a Mãe do Salvador, aquela que viu seu Filho apanhando, sendo maltratado, zombada, pregado e morto numa cruz, e ainda tomar em seus braços, requer uma sensibilidade e ardor mariano muito grande.

E para ser este personagem na Via Sacra 2015, o Setor Juventude da Paróquia São Pedro e São Paulo escolheu uma jovem da Legião de Maria juvenil. Karine Salvador mais uma vez fará o papel de Nossa Senhora, a última vez que ela encenou foi em 2013. Além disso ela é uma das organizadoras da Via Sacra.

O fato dela fazer mais uma vez o papel está lhe deixando ainda mais consciente da tamanha responsabilidade. Na primeira vez ela foi muito bem elogiada, para ela isso “é ótimo, pois consegui emocionar o pessoal que assistia, e interpretando pela segunda vez, cria-se aquela expectativa de que tenho que fazer ainda melhor, e isso pra mim é uma pressão a mais, ela rir ao dizer isso sobre a pressão, mas sabe muito bem que a coisa é séria e reconhece isso, “pois além de interpretar um dos papeis principais, tem que superar as expectativas das pessoas que irão assistir a encenação”.

A jovem tem uma vida pastoral de longa data, além de ser da Legião de Maria, participa ainda do grupo de jovens Arkanjos da matriz.

Pergunto a ela se estava com saudades de ser Nossa Senhora na Via Sacra. Meio sem saber como explicar a sensação que tem sentido nos últimos dias ela diz que “é uma sensação diferente, não é saudade, acho que sinto mais uma honra de tentar interpretar o que Maria viveu naquele calvário, e eu, sendo legionária, sua “escrava”, o amor e respeito que tenho por ela, é muito gratificante.”

Sobre os desafios de ser Maria, Karine lembra que as pessoas querem olhar para o personagem que interpreta Maria e lembrar tudo o que ela viveu, tudo o que passou. “Fazer aquela reflexão: E se fosse meu filho(a), vivendo esse sofrimento?”. Para a legionária o grande desafio mesmo é fazer com que àqueles que assistem possam ser tocados e transformados. “Pensar sobre tudo o que Jesus, viveu tudo que Ele passou por amor a nós, terem uma conversão por completo, deixar o ‘homem velho de lado e viver o homem novo’”.

Karine nos falou ainda sobre um dos grandes efeitos da Via Sacra, além da contemplação da dores de Jesus. Para ela, a encenação é “também para aquelas pessoas que não participam de nenhuma comunidade, uma forma de evangelizar. Temos relatos de pessoas que após verem a encenação da Via Sacra sentiram-se tocadas e voltaram a frequentar as Missas”.

VIA SACRA ENCENADA
Data: 03 de Abril – Sexta-feira Santa
Horário: 09 Horas
Local: Saindo da comunidade N. Sra. dos Anjos e S. Gabriel

 

Por Rômullo Dawid - Pascom Pedro e Paulo