No último sábado, 17 de Setembro, a comunidade São Francisco de Assis recolheu-se para uma tarde de orações, palestras, louvor e adoração. Participaram cerca de 40 membros de pastorais, movimentos e associações da comunidade
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Seminarista Jonathan Magaywer, com o tema: “Combati o bom combate, guardei a fé.” (2 Tm 4,7).
O seminarista falou aos presentes que todos são chamados a serem soldados de Cristo, aprender a combater o bom combate permitindo que Deus seja o centro de sua vida.
E completou dizendo que não importa o sofrimento, deve-se lembrar que o sofrimento de Cristo na Cruz foi maior. Estávamos perdidos, mas Cristo nos resgatou e os sinais de suas chaga são para nos lembrar que pelo sofrimento dele fomos restaurados.
Encerrou lembrando que o sinal do Cristão Católico deve ser a Cruz Sagrada.
Após a primeira palestra houve um intervalor com um lanche comunitário onde todos puderam interagir.
A segunda palestra do dia ministrada pelo Francisco, teve como tema: “Mas quem perseverar até o fim será salvo” (Mt 24, 13)
Francisco ressaltou que para perseverar é preciso amar a Deus sobre todas as coisas, e que Deus ainda acrescenta no segundo mandamento que é preciso amar ao próximo como a ti mesmo. Que o caminho é o amor, mas não o amor interesseiro e egoísta, mas sim o amor Ágape, que é puro.
E acrescentou: “Haverá um tempo em que o amor vai esfriar, e nesse tempo as pessoas não conseguem perseverar porque não conhecem o amor de Deus. Deus é amor, e se Deus nos criou somos capazes de amar o próximo como à nós mesmos.
Finalizou dizendo que é “necessário que esse amor que está em nós seja aquecido”, e que “sem o Espiríto Santo não há como perseverar no caminho do Senhor”.
Concluiu-se o recolhimento com momento de louvor clamando pelo Espiríto Santo e a reza do Santo Terço em preparação para a Santa Missa.